Usar perfil de outro condutor, assediar passageiros e dirigir embriagado estão entre atitudes proibidas
A Uber possui um código de conduta mútuo entre passageiros e motoristas que determina como todos os usuários devem se comportar durante as viagens para garantir uma experiência confortável e segura. A lista de regras exige que haja respeito, preservação do espaço individual e a garantia da segurança nas viagens. Motoristas que, por ventura, descumpram essas regras ou apresentem comportamento que coloquem a confiabilidade da plataforma em risco podem perder o direito de dirigir pelo app.
Os condutores não podem, por exemplo, usar perfis de outras pessoas, portar armas de fogo, comercializar viagens, solicitar informações pessoais do passageiro ou realizar viagens com um veículo diferente do cadastrado no app para Android ou iPhone (iOS). Todas essas infrações podem fazer com que a habilitação ao Uber seja cancelada. Confira, a seguir, uma lista com 13 atitudes que podem fazer o motorista perder o acesso ao Uber.
1. Ficar online sem disponibilidade para dirigir
Os motoristas do Uber têm a facilidade de escolher o horário em que desejam trabalhar pela plataforma e, assim que ficam online no aplicativo, já podem ser chamados para uma viagem. Caso o motorista fique ativo na ferramenta mas não esteja pronto para dirigir, o passageiro terá que esperar e a qualidade do serviço cairá. Por isso, a Uber considera como inaceitável ficar online sem estar disponível para se locomover.
2. Manter avaliação e taxas de aceitação e cancelamento baixas
É preciso manter uma boa média de avaliação por parte dos usuários da plataforma — essa nota é estipulada pela quantidade de estrelas recebidas ao final das corridas, e varia de acordo com cada cidade. Caso a avaliação esteja abaixo do esperado, isso pode significar que o motorista não está fornecendo viagens confortáveis ou seguras. Sendo assim, ele pode perder a habilitação de dirigir pelo app.
Os motoristas também possuem notas de avaliação internas, que não ficam visíveis para o usuário. A taxa de aceitação é medida de acordo com o número de corridas aceitas por ele enquanto estiver online. Funciona assim: caso ele esteja disponível no aplicativo, mas não aceite corridas, fará com que os passageiros demorem mais para iniciar suas viagens. Essa recusa em aceitar corridas pode diminuir sua taxa de aceitação e causar sua expulsão da plataforma.
Outro indicador é a taxa de cancelamento, que é a quantidade de viagens que o motorista cancela antes de encontrar o passageiro no local de embarque. Possuir uma taxa de cancelamento alta também pode ser um fator decisivo para a perda do acesso ao Uber. O mesmo vale para a taxa de cancelamento em aeroportos.